O avanço da Neurociência, foi o responsável pelo surgimento da neuróbica, a chamada ginástica para o cérebro, desenvolvida pelo americano Larry Katz. Com exercícios específicos é possível deixar o cérebro funcionando ainda mais forte, mais saudável e mais rápido.
Já pensou fazer aquilo que você faz todos os dias, só que de uma forma diferente? É exatamente isso o que a Neuróbica propõe: se você costuma usar o relógio no braço direito, experimente trocar para o braço esquerdo. Ou, que tal testar usar o mouse do computador com a outra mão? Em seu livro ‘Mantenha seu cérebro vivo’, Katz parte da lógica de que, assim como o corpo, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida para se manter plena.
Podemos constatar que é normal deixarmos de prestar atenção naquilo que fazemos de forma mecânica. Por este motivo é muito comum esquecermos das nossas ações, pouco tempo depois de executá-las. É aí que entra a Neuróbica: ela vem para inverter, de modo consciente, esses movimentos tão normais e pouco desafiadores do nosso cotidiano.
Os exercícios para o cérebro, propostos por Katz, buscam estimular os cinco sentidos – audição, olfato, paladar, tato e visão – e os sentidos ‘social e emocional’, a fim de aprimorar a memória, assim como o poder de concentração. Essencialmente, a ideia é mudar os padrões de comunicação do cérebro, para que ele forme novas conexões entre as diferentes informações que recebe, estimulando novas associações.
Para quem busca melhorar o desempenho nos estudos, a neuróbica é uma excelente metodologia, já que que ela ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio lógico, a criatividade e a percepção. Existem diversos programas de aprendizagem que incluem a neuróbica em sua metodologia, a youtzLive é uma delas.
O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:
1 – Use o relógio de pulso no outro braço;
2 – Ande pela casa de trás para frente;
3 – Vista-se de olhos fechados;
4 – Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
5 – Leia ou veja fotos de cabeça para baixo. Concentre-se em detalhes nos quais nunca havia reparado;
6 – Veja as horas do relógio pelo reflexo do espelho;
7 – Use o mouse do computador ou escove os dentes com a sua outra mão;
8 – Quando comer algo, concentre-se em identificar os sabores e ingredientes mais sutis.
9 – Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
10- Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
Os programas de aprendizagem da youtz também incorporam essa metodologia. Antes de começar a jornada de aprendizagem, são utilizadas ferramentas, aplicativos e games de estímulos cerebrais, para que o estudante mantenha o foco e concentração no conteúdo. Se quiser saber mais, consulte nossa Unidades ou a plataforma youtzLIVE.
Referências: